O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Orlando João Ferreira - «O Mercador de Palavras»

O Mercador de Palavras
言葉の商人
Um encontro entre Portugal e o Japão

“Da minha língua vê-se o mar.”
Vergílio Ferreira
Sinopse 
“Quando em Setembro de 1542 embarquei num junco chinês para comerciar na China, não podia imaginar a extraordinária sucessão de acontecimentos que me estavam reservados. Acompanhava-me Li-Po, meu fiel tradutor desde Malaca e profundo conhecedor dos negócios do Oriente. (...) Mas agora, tinha chegado a Tanegashima e estes foram os meus primeiros espantos em terras do Japão.”



Assim se apresenta João Afonso, poeta-viajante, que por amor à poesia parte à descoberta do mundo e acaba surpreendido pela sua voz mais longínqua: o Japão.
O Mercador de Palavras situa o leitor no século XVI e narra um encontro entre duas personagens de geografia e pensamento distintos: o português João Afonso e o japonês Hiromoto.

BECRE
15 Junho 2010 ~ 19:30 horas

Orlando Ferreira
Professor de Língua Portuguesa no Externato João Alberto Faria, em Arruda dos Vinhos.
Publicou os contos «Os Viajantes do Vento» (2000) e «Roubaram as Cores ao Arco-Íris» (2002).
«O Mercador de Palavras» (1ª ed. 2005) é publicado no âmbito do programa "2005 EU–JAPAN, Year of People-to-People Exchanges", promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.
Visitou o Japão em 2007, a convite da Fundação Japão e integrado no Group Tour Program for Secondary School Educators.
É co-autor do livro Itinerários de Espanto – Uma Viagem por Escolas e Cidades Japonesas (2009).

José Duarte (ilustrações)
Professor de Artes Visuais no Externato João Alberto Faria, em Arruda dos Vinhos.
Entre outros trabalhos, ilustrou os contos «Roubaram as Cores ao Arco-Íris »(2002) e «O Mercador de Palavras» (2005) publicado no âmbito do programa 2005 EU – Japan Year of People-to-People Exchanges, promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.
Com uma intervenção continuada na área das Artes Visuais, desenvolve projectos ligados às artes plásticas e ao design.
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo