O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Introdução à Biologia» - Um "pacote de conhecimentos"

"O material neste texto [livro] é apresentado de acordo com o que julgamos ser um desenvolvimento lógico da biologia e corresponde à ordem usual de apresentação na aula. Partimos da descrição do que fazem os biologistas (sic) e do que é a biologia.
Tratamos depois dos níveis da crescente complexidade de organização. Os capítulos sobre as células, química e energia são seguidos por capítulos sobre os organismos e o modo como eles funcionam, e depois por capítulos que se ocupam dos acontecimentos da dinâmica das populações que levam à alteração evolucionária.
As plantas, os animais e os microrganismos são tratados como exemplos na discussão de processos mais gerais e princípios da biologia. Há também capítulos que tratam especificamente da biologia humana, tais como a estrutura e funções do corpo humano, a reprodução, a saúde e os efeitos da actividade humana sobre o meio ambiente."
(do Prefácio, 1977)
Tábua de Matérias:
1. Introdução
2. Matéria, Energia e Células
3. Organismos
4. Homeostase: Coordenação e Controlo
5. A Reprodução e a Hereditariedade
6. Ecologia
7. A Evolução

DISPONÍVEL NA BECRE

Nesta publicação da Fundação Calouste Gulbenkian datada de 1983, os capítulos de "Introdução à Biologia" iniciam-se com uma lista de objectivos sobre os assuntos que o estudante deve conhecer após estudá-los, e terminam com textos-síntese que os resumem nas suas linhas gerais. Acompanha, ainda, cada capítulo, uma útil lista dos termos-chave e conceitos que foram discutidos.
Com fotografias, esquemas legendados, glossário e índice alfabético.
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo