O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Química Geral» - Um livro pausado e menos matemático

"Factos de química descritiva são apresentados em quantidade limitada, suficiente para fornecer ao aluno uma introdução à variedade de substâncias químicas e à sua interessante diversidade de propriedades, mas insuficiente para confundi-lo ou soterrá-lo sob uma avalanche de factos. (...) Escolheu-se uma ordem de apresentação dos tópicos que permite um exposição directa da matéria. Depois da discussão inicial das propriedades das substâncias e da sua estrutura atómica e molecular e do resumo da química descritiva em relação à tabela periódica dos elementos, seguem-se discussões detalhadas [sobre a matéria]..."



(Do Prefácio da primeira edição, 1947)


Índice Geral:
(alguns capítulos)
1. A Natureza e as Propriedades da Matéria
2. Átomos, Moléculas e Cristais
3. Relações de Massa em Reacções Químicas
8. Teoria Quântica e Molecular
9. Iões, Valência Iónica e Electrólise
11. Reações de Oxi-Redução
14. Propriedades dos Gases
19. Velocidade das Reacções Químicas
20. Equilíbrios Químicos
21. Ácidos e Bases
24. A Natureza dos Metais e Ligas Metálicas
28. Química Orgânica
31. Termoquímica

DISPONÍVEL NA BECRE

Do grande e laureado químico Linus Pauling (1901-1994) é este 1.º volume intitulado "Química Geral", numa tradução da língua inglesa para a língua portuguesa (do Brasil). Nesta obra, os alunos são conduzidos no estudo da química tendo sempre como pano de fundo a explicação dos fenómenos químicos através das propriedades dos átomos e das moléculas. Em cada capítulo existe uma prévia explicação teórica da matéria, seguida da apresentação de um conjunto de exercícios para consolidação da matéria. Com bastantes ilustrações (apesar de ser uma edição de 1972) que explicam profusamente os conceitos e processos químicos. A existência de um índice alfabético facilita a procura das matérias.
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo