O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O projecto europeu em construção permanente

No passado dia 11 de Maio, numa iniciativa conjunta BECRE/Profs. Filosofia e com a importante colaboração da Associação de Estudantes da ES Cacilhas-Tejo, realizou-se a conferência "A União Europeia" no âmbito das comemorações do Dia da Europa.

Perante uma plateia constituída maioritariamente por alunos do Curso de Línguas Humanidades, o Dr. Luís Moreira - CIE Jacques Delors - elucidou sobre os passos mais importantes no processo de alargamento e aprofundamento do ideal europeu: o essencial da sua intervenção consta de uma apresentação Powerpoint que disponibilizou para consulta.
O Professor Doutor Joel Hasse Ferreira deu o seu testemunho em torno da sua experiência como eurodeputado (até Junho de 2009) e dialogou com a assistência em torno de questões actuais tão pertinentes como a crise da zona euro e, em particular, a situação de alguns países que, actualmente, apresentam dificuldades face ao ataque especulativo e ao maior/menor rigor das suas contas públicas. Relativamente, aos futuros alargamentos do espaço da União Europeia, através da admissão de novos membros, mostrou-se favorável à integração de países como a Croácia e a Turquia e polemizou ainda relativamente a países como a Ucrânia e a Bielorússia.
Sem dúvida que os contributos de Luís Moreira e Joel Hasse Ferreira foram muito positivos para o esclarecimento da agenda europeia, sobretudo num momento tão delicado quanto aquele por que passa o projecto europeu.

Cartazes elaborados pelos alunos de Design Gráfico (1ºL, 2ºL e 3ºL):
Em cima: Rute Martins, Ana Chumbinho, Débora Espírito Santo, Sara Pereira, Ricardo Sousa, Soraia Henriques.
Em Baixo: Vera Figueiredo, Jorge Fernandes, Luís Marques, Ana Pessoa, Carlos Gaspar, Daniela Vasconcelos.

Hiperligações úteis:
A União Europeia (CIE Jacques Delors)
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo