O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«A importância da Cultura» por António Matos

Numa iniciativa de "Arquivarte", integrado na área curricular de Área de Projecto do 12º ano, realizou-se no passado dia 10 de Maio uma conferência proferida pelo Sr. Vereador Engº António Matos, subordinada à temática «A importância da Cultura".

Após as boas vindas expressas pela Srª Subdirectora Profª Lurdes Gomes, enaltecendo o apoio que o distinto membro da vereação municipal sempre concedeu à Escola Secundária de Cacilhas-Tejo; um dos membros de "Arquivarte", a aluna Filipa Coutinho, agradeceu a presença do ilustre convidado e justificou a iniciativa, afirmando: «é natural o convite a quem, todos os dias no nosso concelho, trata das questões da cultura».
Perante uma plateia atenta e interessada, a questão fundamental em análise centrou-se na "importância da arte e da cultura na aprendizagem e na formação do indivíduo", isto é, a valorização das emoções e  da criatividade - desde tenra idade, tendo António Matos lembrado  a importância de programas como "música para bebés" - como manifestações fundamentais da inteligência humana. Defendeu que a formação do indivíduo passa por uma interligação profícua entre a Razão e a Emoção, através das suas múltiplas expressões plásticas, musicais e físico-motoras. Articulando a importância dos valores civilizacionais com a importância da Cultura, António Matos defendeu a Multiculturalidade e o Cosmopolitismo, valores fundamentais sempre presentes em Almada, nas suas manifestações culturais e na acção da Câmara Municipal.
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo