O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«QED: A Estranha Teoria da Luz e da Matéria» de Richard P. Feynman

Disponível para consulta na BECRE

«Richard P. Feynman, um dos físicos teóricos mais célebres do mundo, apresenta aqui a teoria da electrodinâmica quântica com a clareza, o rigor e a perfeição que tornaram famosas as suas conferências. Pressupondo que os leitores possuem poucas bases científicas, procura sempre ilustrar as interacções da luz com exemplos de fenómenos que todos podemos observar no quotidiano.
A obra inicia-se com a reflexão da luz monocromática, mostrando com diagramas de fácil compreensão como os físicos calculam a probalidade de um fotão ser detectado, explicando também por que razão uma substância oleosa numa poça de água aparece colorida. Diz-nos depois que esta visão dos fotões como partículas de luz contribui para fenómenos tão familiares como a reflexão da luz num espelho, a sua refracção ao entrar na água e a sua convergência numa lente. Escreve ainda sobre os electrões e as suas interacções e discute as relações que existem entre a electrodinâmica quântica e o resto da física. No fim, apercebemo-nos de como esta teoria nos ajuda a compreender os mais importantes termos da física corrente.

Richard P. Feynman  leccionava a cadeira de Física no Instituto de Tecnologia da Califórnia antes de falecer em Janeiro de 1988. Recebeu o Prémio Nobel da Física em 1965 e celebrizou-se por ter sempre nas suas obras a intenção de explicar e fazer gostar de física aos que nada ou quase nada soubessem sobre ela. Esta obra é disso o mais vivo exemplo.»

Fonte: Gradiva
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo