O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O cesto de Páscoa ("Święconka", “Koszyczek Wielkanocny”)

Em muitos países da Europa de Leste é uma tradição ter um cesto de alimentos abençoados no Sábado Santo antes do Domingo de Páscoa.
Na Polónia, a bênção dos cestos é conhecida como "świecęnie pokarmów wielkanocnych". É um hábito que remonta ao século XIII e que ainda é mantido por famílias polacas espalhadas pelo mundo. É um costume importante, que é diferente dos outros Católicos, incluindo os Portugueses. Na área rural da Polónia, o tamanho e o conteúdo do cesto de uma mulher ou uma família era uma questão de orgulho e prestígio na comunidade.
Os alimentos do cesto de Páscoa têm um significado especial. O cesto é coberto por um guardanapo de linho de fantasia ou bordado e decorado com folhas de buxo. O guardanapo branco e as linhas do cesto representam a mortalha de Cristo. O cordeiro "Baranek" previamente feito de manteiga, mais recentemente, a partir de açúcar ou chocolate, representa Jesus, o cordeiro Pascal. Os ovos cozidos, que são pintados com o propósito de se tornar "pisanki" simbolizam uma nova vida ou Cristo subindo do túmulo.
O Pão representa o pão da vida dado por Deus. A carne é um símbolo de Cristo ressuscitado, o rábano representa aceitar o amargo com o doce na vida, o vinagre simboliza o vinho azedo dado a Jesus na cruz. O sal é o de adicionar sabor à vida e riqueza, e os doces sugerem a promessa de vida eterna ou coisas boas que virão. A água é um símbolo de vida.

A comida abençoada na igreja permanece até Domingo de manhã. Depois da Missa no Domingo de Páscoa todos os membros da família (é jejum até ao momento) durante o almoço do Domingo de Páscoa têm que comer um pouco de cada alimento abençoado e compartilhar os desejos pessoais a respeito de passar o tempo da Páscoa para o outro. Algumas famílias, a partir do conteúdo do seu alimento abençoado e água benta do seu cesto abençoado, fazem uma deliciosa sopa conhecida como branco barszcz.
A tradição dos cestos tem vivido em Portugal também devido à celebração da missa por um Padre polaco, Andrzej, durante muitos anos em Odivelas. O Padre Andrzej está aposentado há dois anos, e todos que o conhecem sentem muito falta dele. Então poderíamos desfrutar missa dada por um Padre polaco, Janek, e agora desde 2012 há um novo Padre polaco em Odivelas. Aos segundos domingos do mês é celebrada uma missa em polaco para quem deseja assistir. 
É uma ocasião para conhecer e encontrar os outros polacos e os nossos amigos portugueses que gostam das missas polacas e os polacos residentes em Portugal.

Ewa Bogel
(formanda da Polónia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo