O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Património militar em Almada

Baluarte sudoeste e frente acasamatada
SOUSA, R. H. Pereira de (1997). Pequena história da Torre Velha, 1997, p.43.

A Fortaleza da Torre Velha, também designada por Torre de São Sebastião da Caparica é a mais antiga fortificação construída com o expresso objetivo da defesa marítima.
Situada na margem sul do rio Tejo, entre as pequenas enseadas do Porto Brandão e da Paulina, foi mandada erigir por D. João II.
Classificada como monumento nacional, devido a "critérios como a autenticidade, a originalidade, a raridade, a singularidade e a exemplaridade", a estrutura que existe nos nossos dias  mantém as partes existentes na planta de 1692, após algumas reformas efetuadas por diferentes monarcas.
"Testemunho da vivência do sítio ao longo dos tempos acolhe, também, a dimensão imaterial e memorial associada à defesa da cidade de Lisboa, formando em conjunto com o baluarte de Cascais e a Torre de Belém, o primeiro sistema integrado de artilharia de defesa da barra do Tejo, estando portanto ligado à génese da «expansão marítima» portuguesa" (Decreto nº11/2012, Diário da República, I Série, Nº104, de 29 de maio de 2012).

Devido à importância como elemento patrimonial da história local do nosso concelho, aqui deixamos um elenco de obras, pertencentes ao fundo documental da BECRE, para o estudo da Torre Velha:

*ABREU, Maria Filomena - «Os descobrimentos e a margem esquerda do Tejo», in Actas das Jornadas de Estudos sobre o Concelho de Almada
*NABAIS, António - «A margem sul do estuário do Tejo durante a expansão portuguesa», in Al-madan nº2, novembro 1983/maio 1984
*RAPOSO, Jorge - «Os Descobrimentos e a Outra Banda», in Al-madan nº2, maio/novembro 1983
*SOUSA, R. H. Pereira de - Almada: Toponímia e história
*SOUSA, R. H. Pereira de - Fortalezas de Almada e seu termo
*SOUSA, R. H. Pereira de - Pequena história da Torre Velha
*SOUSA, Raúl H. Pereira de - «Os fortes da Fonte da Pipa e da Arealva», in Actas das 2as. Jornadas de Estudos sobre o Concelho de Almada
 
Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo