O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa» de Charles Seife

Disponível para consulta na BECRE

«Os Babilónios inventaram-no, os Gregos baniram-no, os hindus trabalharam-no e a Igreja Católica usou-o para se defender dos hereges. Hoje em dia é uma bomba-relógio a fazer tique-taque no coração da astrofísica.
Este livro interessantíssimo acompanha o número zero desde o seu nascimento como um conceito filosófico oriental até à sua luta por ser aceite na Europa e à sua apoteose com o mistério dos buracos negros. Nele encontramos os filósofos lendários que debateram o significado deste número misterioso - eruditos e místicos, cosmólogos e religiosos, cujos conflitos acerca do zero abalou as fundações da filosofia, da ciência, da matemática e da religião.
A narrativa de Charles Seife, elegante e rigorosa, leva-nos de Aristóteles à teoria das supercordas, passando por Pitágoras, Descartes, os cabalistas e Einstein. Um passeio fascinante por um universo de ideias que giram em torno do simples conceito do nada.

Charles Seife é correspondente nos Estados Unidos da revista New Scientist. Escreveu para a Scientific American, The Economist, Science, The Sciences e outras publicações. Matemático pós-graduado pela Universidade de Yale, Charles Seife vive em Washington.»

Fonte: Gradiva
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo