O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Jogos matemáticos VII - Mastermind



Um jogador escolhe uma sequência de cores secreta constituída por quatro marcadores de entre seis cores diferentes possíveis (o número de cores pode variar) e o outro tenta adivinhar essa sequência fazendo uso do menor número de tentativas (o máximo de tentativas permitidas dependem do tabuleiro do jogo; na imagem acima  são permitidas sete tentativas). O jogo é vencido quando for encontrada a combinação de cores certa. Cada uma das tentativas é avaliada pelo jogador que escolheu a sequência inicial, que a classifica com pequenos pinos pretos e brancos ao lado de cada jogada efetuada. Supondo que existem 6 cores e 4 posições, existem 1206 combinações possíveis de serem seleccionadas.
Este jogo foi inventado em 1970 pelo israelita Mordecai Meirowitz e tornou-se importante devido à sua popularidade e enorme investigação que suscitou em seu torno. Por exemplo, tem sido estudado frequentemente através de algoritmos genéticos, inspirados pela biologia da evolução. 



Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo