O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Forças Armadas em Portugal» de José Loureiro dos Santos

«O ensaio procura responder às perguntas que mais se fazem sobre as nossas Forças Armadas. Como é que elas se inscrevem no conjunto do Poder Nacional e porque se justifica a sua existência no nosso país? Como são e se estruturam? Que efectivos têm e quanto gastam? O que fazem os nossos militares, em Portugal e no mundo? Em que condições as Forças Armadas podem agir operacionalmente no território nacional? Como é que as Forças Armadas portuguesas estão integradas no Estado e como é que os portugueses olham para elas? Quais são as especificidades da profissão das armas e em que consiste a condição militar? Por que valores se regem e que sacrifícios podem ser pedidos aos portugueses que nelas servem? Como resolver os efeitos da crise, que também as afectam?»

José Loureiro dos Santos «assentou praça na Escola do Exército em 1953. Serviu em várias unidades das Forças Armadas e cumpriu duas missões em África. Foi comandante-chefe da Madeira, director do Instituto de Altos Estudos Militares, chefe do Estado-Maior do Exército, encarregado do Governo e comandante-chefe de Cabo Verde, secretário permanente do Conselho da Revolução, membro do Conselho da Revolução e Ministro da Defesa Nacional. É sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e membro do Conselho Científico do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), do Conselho de Honra do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e membro (cooptado) do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa. Tem 15 títulos publicados sobre Estratégia, Segurança e Defesa, História e Relações Internacionais.»

Fonte:

Índice:
I. O poder nacional e as Forças Armadas
II. Razões para que Portugal tenha Forças Armadas
III. Como são as Forças Armadas portuguesas
IV. O que fazem as Forças Armadas portuguesas
V. O Estado Português e as Forças Armadas de Portugal
VI. A Nação e as Forças Armadas
VII. Conclusão
Lista de Siglas e Abreviaturas
Para saber mais


O novo título de «Ensaios da Fundação», 
adquirido com verbas obtidas na IV Feira do Livro Usado
está disponível para consulta na BECRE a partir de 06.06.2012.


Artigos relacionados:
«A Ciência em Portugal» por Carlos Fiolhais
«A Matemática em Portugal: uma questão de educação» de Jorge Buescu
«Difícil é educá-los» por David Justino
«O Ensino do Português» de Maria do Carmo Vieira
«Filosofia em Directo» por Desidério Murcho

Outros títulos da mesma colecção e disponíveis para consulta na BECRE



 


José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo