A Fundação Francisco Manuel dos Santos e a Relógio d’Água Editores publicaram recentemente, na colecção «Ensaios da Fundação», a obra «Difícil é educá-los», uma reflexão ensaística do antigo Ministro da Educação (2002-2004), Professor David Justino.
Doutorado em Sociologia e docente do Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, o Professor David Justino analisa os diferentes factores explicativos do atraso educativo português, «centrando em três dimensões: mais educação, melhor educação e maior equidade social. Apesar dos aumentos quantitativos do sistema educativo português desde 1974, a sua qualidade não tem satisfeito as expectativas da sociedade portuguesa.
Denunciando a «busca obsessiva da acção» e a «urgência em se reflectir sobre o futuro da educação» em Portugal, David Justino aborda ainda outras questões pendentes como o abandono e insucesso escolares, a “ilusão tecnológica” e a questão central da educação nos dias de hoje: «mais do que aprender a fazer, as aprendizagens têm de orientar-se para o aprender a pensar». Sem dúvida, um ensaio para ler e reflectir sobre os problemas, os equívocos e as expectativas perante o papel da educação na actual «Sociedade do Conhecimento».
Outros títulos da mesma colecção disponíveis na BECRE:
«O Ensino do Português» de Maria do Carmo Vieira
José Fernando Vasco
1 comentário:
Estou a ler o "Dificil é educá-los" e também já li o "Ensino do Português" que recomendo vivamente.
Ana Paula Silva
Enviar um comentário