O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Diários Gráficos em Almada: “Não somos desenhadores perfeitos”

O Museu da Cidade de Almada apresenta a exposição Diários Gráficos em Almada de 29 de Janeiro a 16 de Abril.
Participam 30 autores que aliam ao desenho olhares de formações e percursos profissionais muito diferenciados, expostos em cerca de 400 cadernos.

Concebidos como objectos intimistas para fruição do próprio autor, estes diários organizam em séries o hábito sistemático de observação, registam memórias, analisam objectos ou situações, respondem a necessidades profissionais, corporizam visualmente ideias, traduzem em apontamentos gráficos percursos sejam eles geográficos ou resultado de experiências quotidianas. Inacabados por natureza, são sobretudo objectos de prazer.

Não se trata de uma exposição de arte, embora os autores reunidos possam ser artistas. Através do desenho em cadernos propõe-se uma abordagem que tem em comum uma pratica individual de observação e registo rápido e sistemático de quotidianos, espaços, vivências. Por isso, independentemente da localização geográfica do registado, ter sido feito em espaço público ou privado, os objectos expostos traduzem graficamente uma relação de urbanidade, de escala humana, em que a experiência individual encontra e afirma a colectiva.

Durante a exposição decorrerão actividades de animação e visitas guiadas considerando a diversidade de públicos e em particular a comunidade educativa, explorando também as potencialidades dos diários gráficos como recurso neste domínio.

Na inauguração será lançada uma publicação com o mesmo título, coordenada por Eduardo Salavisa que comissaria a exposição, disponível para venda nas lojas municipais, no mercado livreiro e para consulta na rede de leitura pública.

Paula Penha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo