O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Metropolis» (1927) - 83 anos depois é «Registo da Memória do Mundo»

A 10 de Janeiro de 1927 estreava em Berlim a obra-prima «Metropolis» de Fritz Lang . Desde então, o filme foi alvo de inúmeras montagens. Em 2001, a penúltima versão valeu ao filme a inclusão como «Registo da Memória do Mundo» pela UNESCO.
Em 2008, foi descoberta uma cópia da montagem original, em 16 mm e em muito mau estado, na cidade de Buenos Aires (Argentina). Durante cerca de dois anos, o trabalho de recuperação de cerca de 25 minutos de filme e a possibilidade de aceder à versão original da montagem do filme, tal como ele foi visto em Berlim; permitiram a nova versão, a mais próxima do original: a montagem de 1927, a extensão até quase à sua duração original, o estabelecimento dos intertítulos no original alemão e a regravação da sua banda sonora.
Mais do que nunca, o visionamento de Metropolis nos convence da absoluta genialidade da visão cinematográfica de Fritz Lang e da  sua influência ao longo da história do cinema ocidental. 83 anos depois continua a ser impressionante a visão da cidade de Metropolis, qual Torre de Babel. No entanto, o extraordinário Metropolis resume-se de uma forma absolutamente desconcertante e aparentemente simples: «Entre a mão e a razão, deve colocar-se o coração!»


Metropolis (2010):

Duas das muitas homenagens ao genial filme «Metropolis» 

Queen (1984). Radio Gaga



Versão colorida e com nova banda sonora 
por Giorgio Moroder (1984)



Hiperligações:
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo