O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Confessions of a Shopaholic» (Louca por Compras)

A BECRE neste Natal também foi às compras e na nossa lista constava, entre outros, o filme Louca por Compras (original - Confessions of a Shopaholic) com a divertida Isla Fisher e baseado no romance homónimo de Sophie Kinsella.
Este filme que, a um espectador menos atento, poderá parecer algo frívolo, é um excelente retrato da sociedade consumista, do problema real que é a compensação de carências através de compras, tornando-se um vício, e da manipulação a que somos sistematicamente sujeitos com a publicidade e que nos leva a adquirir produtos que nada têm de essencial.
O filme conduz-nos às mais glamorosas e elegantes lojas de Nova Iorque com montras irresistíveis e, tal como Becky Bloomwood, sentimos dificuldade em fugir à tentação de comprar tudo. O dia-a dia de Becky é uma verdadeira aventura e esta gastadora inveterada dá por si a escrever uma coluna financeira para uma revista de economia, perspectivando realizar o seu sonho... escrever para uma revista de moda. Por ironia do destino, a sua coluna é um êxito o que resulta em situações verdadeiramente cómicas.
Este DVD é um recurso útil na prática docente, podendo ser explorado a vários níveis e disciplinas com a vantagem de ser uma forma lúdica de motivar a reflexão sobre temas como, por exemplo:
  • consumismo;
  • a concepção de "cliente satisfeito" ("happy costumer");
  • organizações de apoio ao consumidor;
  • adições e outros comportamentos compulsivos;
  • publicidade;
  • influência dos mass media na sociedade.
São apenas algumas sugestões, outras ideias e comentários serão bem vindos!!


Cristina Oliveira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo