O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Colecção «Situações de Formação»

Encontra-se disponível na BECRE a Colecção "Situações de Formação" com cinco brochuras onde estão sistematizados e desenvolvidos os materiais que foram produzidos e utilizados na formação de professores mentores no ano lectivo de 2009-2010. As brochuras incluídas nesta Colecção reportam-se ao trabalho de apoio e formação realizados no contexto do "Programa de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores" desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre Ministério da Educação, através da DGRHE, e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa. Com a publicação destes materiais pretende-se ampliar o seu uso a quaisquer situações de supervisão e avaliação. Para cada temática, apresentam-se materiais, sugerem-se metodologias de formação, fornecem-se textos de apoio e exemplos de tarefas, e ainda um conjunto de referências bibliográficas.


Brochura 1: Construção de planos individuais de trabalho e desenvolvimento profissional. (Maria do Céu Roldão) «download»
Brochura 2: Planeamento e concepção da acção de ensinar. (Teresa Leite) «download»
Brochura 3: Observação e análise de situações de docência. (Pedro Reis) «download»
Brochura 4: Avaliação e regulação do desempenho profissional. (Idalina Martins, Isabel Candeias e Nilza Costa) «download»
Brochura 5: Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios. (Joana Campos e Teresa Gonçalves) «download»

Conceição Toscano
Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo