O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

A crise de 1929

 «Os trinta gloriosos», período de crescimento económico que se seguiu ao fim da 2ª guerra mundial, fizeram "esquecer" a tragédia que foi o "crash" da Bolsa de Nova Iorque em 1929 e a «Grande Depressão» que se seguiu e que mergulhou o mundo na maior crise económica, social e política até então e que desembocou na 2ª guerra mundial. Esse esquecimento, bem como o das teorias do economista inglês principal responsável pelo programa económico e social conhecido por «New Deal» - John Maynard Keynes; terminou com o grave abalo que, a partir de 2008 e com a falência do banco Lehmann Brothers e a «bolha imobiliária» americana.




Pânico na manhã de 24 de Outubro de 1929, em Manhattan


Durante as décadas de 20 e 30 do século XX,
as desigualdades sociais não pararam de crescer nos EUA
e em toda a Europa ocidental,
o que abriu o caminho para as soluções políticas radicais e antidemocráticas.

 Franklin Delano Roosevelt,
presidente norte-americano que lançou o New Deal
................................................................................................................................
 
 Pode aceder à apresentação aqui

Em 1929-32, o capitalismo liberal ruía, após erros acumulados sobretudo nas áreas das finanças - bancos, bolsas e taxas de juro - dos preços e do imobiliário. Durante toda a década que se seguiu, o desemprego galopante rompeu a coesão social nos EUA, na Europa e nos países produtores de matéria-primas. A fome e a miséria abriram caminho para os radicalismos políticos e para a construção do modelo social do Estado-Providência, após o final da Segunda Guerra Mundial. O capitalismo e a social-democracia encontraram a solução que vigorou até à «Revolução Reagan" (triunfo do neo-liberalismo e do "Estado mínimo").
Até 2008, tal como acontecera no início do século XX, o crescimento económico foi assinalável mas os excessos da desregulamentação originaram o desiquilíbrio, ponto esse que tem sido talvez a maior "dor de cabeça" dos economistas. Hoje, é  na ideia de desenvolvimento sustentado - nas suas componentes económica, financeira, produtiva, ambiental e social - que se deve procurar o "novo equilíbrio" que apague as consequências terríveis do neoliberalismo reaganeano/tatcheriano. 
Em 2011, tal como há oitenta e dois anos atrás, é bom não esquecer que, em cada unidade que se acumula na lista dos mais de 600 mil inscritos nos Centros de Emprego em Portugal, existe um drama humano e social.

«O Século do Povo: a sopa dos pobres»
(introdução)



Uma das canções mais populares da época e bem ilustrativas da tragédia da década de 30 do século XX - «Brother can you spare a dime (1931) de Yip Harburg - foi recriada em 2000 pelo popular cantor inglês George Michael: «Once I Built A Railroad, Made It Run / Made it race against time / Once i built a rairoad, now it's done / Brother can you spare a dime?»

George Michael (1999)
Brother Can You Spare A Dime
Live @ NetAid


Once I built a railroad, made it run
Made it race against time
Once i built a rairoad, now it's done
Brother can you spare a dime?
Once i built a tower to the sun
Brick and rivet and lime
Once i built a tower, now it's done
Brother can you spare a dime?

Once in khaki suits
Gee, we looked swell
Full of that yankee doodle de dum
Half a million boots went slogging through hell
I was the kid with the drum
Say don't you remember, they called me Al
It was Al all the time
Say don't you remember, i'm your pal!
Buddy can you spare a dime?

.........................................................................................................................................
Leituras recomendadas e
obras disponíveis para consulta na BECRE



Hiperligações:
Enciclopédia. José Carlos Palma. Crash de 1929
Henry C.K. Liu. A lição não aprendida de 1929
História do Mundo. Crise de 1929
Infopédia. Dos Loucos Anos 20 à Crise de 1929-1933
Pedro Lains. Em torno da crise de 1929
Wikipedia. Estado de bem estar social
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo