O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«A Nossa Escolha» de Al Gore

Disponível para consulta na BECRE
a partir de 27.01.2011

Depois do bestseller "Uma Verdade Inconveniente" (An Inconvenient Truth, 2006) e do documentário com o mesmo nome, vencedor de um óscar da Academia, a Esfera do Caos Editores volta a publicar mais um trabalho do político, empresário e activista Al Gore.
O livro "A Nossa Escolha - Um Plano para Resolver a Crise Climática" integra a Colecção Gulbenkian Ambiente (direcção do professor Viriato Soromenho-Marques), tendo sido publicado entre nós em 2009. E, se em «Uma Verdade Inconveniente», Al Gore divulga a mensagem de que a crise climática ameaça o futuro da civilização humana e que deve e pode ser resolvida, em «A Nossa Escolha» apresenta um plano global para resolver eficazmente esta mesma crise, apresentando soluções.
As soluções resultaram do trabalho desenvolvido por Al Gore durante os três anos em que reuniu ("Cimeiras de Soluções") com cientistas conceituados e outros especialistas em diversas áreas do conhecimento para examinar com detalhe e profundidade formas possíveis de resolver as alterações climáticas. Neste livro mostra-se também como as escolhas necessárias à resolução da crise climática constituem, ao mesmo tempo, os pilares de políticas inovadoras que criarão novos empregos e estimularão o progresso económico sustentável.
É proveitoso ler ou consultar os capítulos desta esclarecedora obra e verificar-lhe outras características:
- Arranjo gráfico cuidado, com imagens diversificadas (fotografias, gráficos, esquemas), legendadas e bem alinhadas como os pormenores do texto;
- Índice remissivo detalhado;
- Caixas de texto em paralelo com o texto principal;
- Classificado com o «Estatuto Carbono Zero», o que significa ser uma edição neutra em carbono, pois as emissões deste elemento químico foram quantificadas e compensadas em projectos ligados ao ambiente. Segundo nota do editor português, «a compensação das emissões resultantes da produção de pasta e papel, assim como da impressão e do acabamento, foi feita através do sequestro de uma quantidade equivalente de dióxido de carbono numa área de nova floresta autóctone, no parque Nacional da Peneda-Gerês.» (Acerca deste Livro, p.416);
- Venda e direitos de autor reverterão a favor da associação sem fins lucrativos "Aliança para a Protecção do Clima" (Alliance for Climate Protection), criada por Al Gore para ajudar a resolver a crise climática.
Quanto ao conteúdo do livro, indica-se também aqui o índice completo e a identificação de alguns esquemas e alguns temas abordados nas caixas de texto:
Índice - A Crise; As Nossas Fontes de Energia; Sistemas Vivos; Como Usamos a Energia; Os Obstáculos que temos de Ultrapassar; Ir Longe e Depressa.
Esquemas - Como funciona uma turbina eólica; Como a biomasa se torna combustível; Como se sequestra o CO2; Como funciona um reactor nuclear; O papel das florestas no ciclo do carbono; Urbanização e crescimento de megacidades; Breve história do preço do petróleo; Triana, ou o observatório do clima no espaço profundo.
Caixas de texto - Limpando o ar depois do grande smog de 1953; Arquitectura para o Sol: casas solares passivas; As torres eólicas são uma ameaça para as aves; A origem dos pontos quentes; Aquecimento e arrefecimento geotérmicos; A tragédia do Lago Nyos; A sexta grande extinção.
É um livro de abordagem transversal. Todos os professores de qualquer área do conhecimento poderão utilizar nas aulas as matérias e exemplos que nele se apresentam.
Resta acreditar (e agir?) nos esforços e vontades do autor em prol da resolução do problema das alterações climáticas provocadas por acção humana, e pensar que o Prémio Nobel da Paz recebido por Al Gore em 2007 não foi em vão. São suas as seguintes palavras: «É um erro pensar que poderemos manter os tradicionais contentores estanques do conhecimento em todas as diferentes disciplinas que guardam os componentes essenciais da solução. A questão atravessa disciplinas, fronteiras nacionais, ideologias e políticas. (...) Este livro não trata tanto, por isso, da agenda das opções individuais, mas centra-se mais em proporcionar um mapa para as grandes soluções que exigem o nosso empenho compartilhado.» (Introdução, p.18).
Será assim? Para quando a aplicação no terreno deste mapa? Entretanto, poderemos começar por ler o livro e tentar responder a uma pergunta muito concreta: O que é o «biochar»? (a solução encontra-se na p.216)

A curva de Keeling, um estudo pioneiro de Charles David Keeling sobre os níveis de CO2 medidos no Observatório de Mauna Loa. De notar, o aumento da quantidade de CO2 atmosférico ao longo do tempo provocada pela queima de combustíveis fósseis e pela desflorestação maciça. A vermelho, o ciclo sazonal de CO2.


Al Gore - Vídeos:


Hiperligações:


Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo