No próximo dia 5 de Janeiro de 2011 - no Auditório da ES Cacilhas-Tejo, pelas 15 horas - Filipe Carrera, especialista em marketing digital e orador internacional irá desvendar os segredos do mundo digital.
Desde os primórdios da humanidade que as pessoas têm a necessidade de partilhar com os outros as suas experiências e os seus desejos. Com a chegada da Internet, tornou-se possível, independentemente das barreiras geográficas, necessidades, desejos e até sentimentos. Basta ver, por exemplo, no Facebook a quantidade de adolescentes (alguns nossos alunos) que dizem uns aos outros “amo-te”, “és o maior”, “és a minha vida”, por vezes, apenas para declarar amizade e admiração, outras vezes, para assumir publicamente as suas paixões amorosas.
Filipe Carrera vem falar-nos essencialmente da Web 2.0 e embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à actualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por consumidores e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interacção e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações. Isto é, através da criação das redes sociais, as empresas encontraram um novo paradigma de comunicação/distribuição com os seus clientes, incentivando-os à participação.
Infelizmente, muitos sites de empresas seguem um enfoque de comunicação muito tradicional. São simples mostradores estáticos de produtos e serviços em vez de lugares dinâmicos e participativos que fomentem a interactividade.
O posicionamento da empresa na Web é uma decisão para ser tomada pela administração da empresa, e não pelo responsável informático nem pelo desenhador gráfico. As empresas ainda gerem o procedimento do desenho do seu site como se de um simples acto administrativo se tratasse, quando deveria ser considerada uma das decisões mais estratégicas da empresa. Normalmente convoca-se a concurso 3 ou 4 empresas de construção de páginas Web, o marketing ou a informática elaboram um briefing sobre o que encontrar a empresa supostamente procura, e na maioria dos casos a decisão é tomada pela sua estética, cores, gráfico, vídeos, etc.
Mas a ideia é conseguir que os clientes comuniquem uns com os outros e explicitem as suas percepções e sentimentos sobre as marcas. Quem sabe se um dia as pessoas não vão dizer às marcas “eu amo-te e quero-te para toda a vida”, tal como os nosso alunos? Aliás com a crise económica que se avizinha haverá tendência por parte dos consumidores para apadrinharem certas marcas e de não consumirem de uma forma generalizada.
Aguardemos, então, o desafio de Filipe Carrera que promete estimular os alunos de Marketing e Banca e Seguros a ter uma nova perspectiva sobre o mundo digital e sobre o novo paradigma da comunicação.
05 de Janeiro de 2010
15:00 horas
Auditório da ES Cacilhas-Tejo
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Bárbara Henriques
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