O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Frei Luís de Sousa» de Almeida Garrett


«Encerrada a expectativa duma produção contínua com Camões (1946 - Leitão de Barros), António Lopes Ribeiro realizou Frei Luís de Sousa para a Lisboa Filme. Com intervenção de Júlio Dantas, o projecto de transcrição (assim no genérico) sobre a peça de Almeida Garrett foi apresentado - ao Conselho de Cinema - com o alto-patrocínio da Academia das Ciências, tornando-se a primeira fita com apoio do Fundo do Cinema Nacional. Segundo Ribeiro - que adaptou, rodando em cenários de boca aberta - este era um modo económico de apresentar obras-primas da dramaturgia, cuja encenação e representação convencional deixou de ser frequente ou não é rigorosa.
O tom austero não inibe a movimentação de câmara - para recriar uma atmosfera íntima, intensa, um ambiente de emoções descontroladas e catástrofe iminente. Notáveis actores surpreendem pelas reacções de seres bloqueados (maravilhas e mistérios da alma, maldições e agoiros), com estratégico efeito (marcação nítida, inflexões, ênfase na caracterização). O Secretariado Nacional da Informação atribuiu o Grande Prémio a Frei Luís de Sousa, e o Prémio do SNI à Melhor Fotografia de Aquilino Mendes.»

Fonte:
Instituto Camões

Artigo relacionado:
«Frei Luís de Sousa» de António Lopes Ribeiro

Hiperligações:

Biblioteca Digital Camões: Almeida Garrett
Biblioteca Nacional - Biblioteca Digital: Almeida Garrett
Instituto Camões - Figuras da Cultura Portuguesa: Almeida Garrett
Portal da História - Almeida Garrett
Projecto Vercial - Almeida Garrett
Wikipedia - Alemida Garrett
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo