O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Apocalipse Now» de Francis Ford Coppola

Disponível para consulta na BECRE
Adquirido com verbas obtidas na IV Feira do Livro Usado

A adaptação de «O Coração das Trevas» de Joseph Conrad para o cinema esteve a cargo do mítico realizador norte-americano Francis Ford Coppola, numa leitura da obra e do conflito do Vietname.

Independentemente de todas as dificuldades que rodearam a rodagem do filme e de todas as consequências para o próprio percurso cinematográfico de Coppola, trata-se de um filme lendário por variadas razões: a abordagem do trauma americano com a derrota no Vietname, o desempenho tão impressivo como lunático de Marlon Brando, algumas cenas antológicas - como é o caso do bombardeamento com napalm e da observação de Robert Duvall - e um leque de atores de primeira água. Obviamente, a banda sonora é uma parte integrante e fundamental do filme, nomeadamente Wagner e The Doors.

Este é um filme que deve fazer parte da formação cultural de qualquer aluno em final do seu percurso no ensino secundário.

Título: Apocalipse Now Redux (versão definitiva do realizador)
Realização: Francis Ford Coppola.
Ano: 1979/2000
Atores: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Frederic Forrest, Laurence Fishburne, Dennis Hopper, Harrison Ford
Duração: 194 minutos.
Prémios principais: Palma de Ouro do Festival de Cannes, 2 Óscares da Academia de Hollywood.

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo