O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Jornadas Europeias do Património 2011 - 23, 24 e 25 de setembro de 2011

As Jornadas Europeias do Património têm como objetivo a sensibilização de todos os cidadãos europeus para o entendimento da importância da salvaguarda do património. Esta iniciativa anual tem como público alvo pessoas de todas as idades e interesses, tentando a aproximação ao património a partir da realização de atividades diversificadas: exposições, conferências, ateliês e workshops educativos, concursos de fotografias, visitas guiadas e percursos orientados.
Em Portugal, o programa de atividades a nível nacional é coordenado pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P.). O tema para o ano de 2011 é «Património e Paisagem Urbana», apostando-se numa contínua sensibilização com vista à proteção e valorização das características da paisagem nos núcleos urbanos. "O património e a paisagem urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflecte todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitectónicos e arqueológicos que aí se encontram. O património e a paisagem urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a sua descaracterização." (IGESPAR)

Consulte o Programa nacional.

Sugestões do Programa a nível local:

Almada, Cacilhas: Fragata D. Fernando II e Glória; visitas guiadas em pequenos grupos e exposição de fotografias antigas e também elucidativas da reconstrução da fragata; 23 de setembro, das 10 às 12h e das 13h30 às 17h; atividade destinada ao público em geral.

Lisboa: Museu das Comunicações e visita guiada ao Bairro da Madragoa; 24 de setembro, às 10h30; atividade destinada ao público em geral.

Lisboa: Circuito pedestre que tem por tema a arte pública e a arquitetura contemporânea no Parque das Nações; 24 de setembro, às 10h; atividade destinada ao público em geral.

Lisboa: Circuito pedestre pelas vilas operárias da zona da Graça; 23 de setembro, às 10h; atividade destinada ao público em geral.

Lisboa: Visita comentada ao Palácio do Beau Séjour, "um exemplar do final do Romantismo, início do Naturalismo, que marcou o panorama patrimonial oitocentista de Lisboa"; 23 e 24 de setembro, às 15h30 atividade destinada ao público escolar e também ao público em geral.

Seixal: Passeio à vela no bote de fragata «Baía do Seixal» na baía (estuário do Tejo), "ponto de observação e interpretação privilegiada da inserção dos elementos patrimoniais na paisagem hoje predominantemente urbana. O programa termina com desembarque no Moinho de Maré de Corroios, seguido de visita comentada a este núcleo do Ecomuseu (classificado de Imóvel de Interesse Público), bem como ao da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol (Monumento Nacional)"; 25 de setembro, das 12h30 às 17h30; atividade destinada ao público juvenil e adulto.


Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo