O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Miles Davis (1926-1991)

«Miles Dewey Davis Jr (Alton, 26 de Maio de 1926 – Santa Monica, 28 de Setembro de 1991) foi um trompetista, compositor e "bandleader" de jazz norte-americano.
Considerado um dos mais influentes músicos do século XX, Davis esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Precursor do bebop e do cool jazz, fez igualmente parte do desenvolvimento do jazz modal e do jazz fusion que teve a sua origem no seu trabalho com outros músicos, no final da década de 1960 e no começo da década de 1970.
Miles Davis pertenceu a uma classe tradicional de trompetistas de jazz que começou com Buddy Bolden e desenvolveu-se com Joe "King" Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespie. Ao contrário desses músicos, nunca foi considerado com um alto nível de habilidade técnica. O seu grande êxito como músico foi ir mais além do que meramente ser influente e distinto no seu instrumento: moldou estilos inteiros e maneiras de fazer música através dos seus trabalhos. Muitos dos mais importantes músicos de jazz fizeram o seu nome na segunda metade do século XX nos grupos de Miles Davis, incluindo: Joe Zawinul, Chick Corea e Herbie Hancock, os saxofonistas John Coltrane, Wayne Shorter, George Coleman e Kenny Garrett, o baterista Tony Williams e o guitarrista John McLaughlin. Como trompetista Davis tinha um som puro e claro mas também uma invulgar liberdade de articulação. Ficou conhecido por ter um registro baixo e minimalista de tocar, mas também era capaz de conseguir alta complexidade técnica com o seu trompete.»

Fonte: Wikipedia/Miles Davis (adaptado)


Em 1959, Miles Davis gravou e publicou "A Kind of Blue" e colocou o seu nome no pequeno rol de visionários cuja missão é tornarem a espécie humana mais interessante ... Bach, Mozart, Stravinski, Ella Fitzgerald... Músicos extraordinários como Herbie Hancock, John Coltrane, John McLaughling, Ron Carter, Tony Williams ... contribuíram para tornar Miles Davis a referência da música na segunda metade do século XX, determinando a evolução do jazz nos últimos quarenta anos e influenciando bandas tão (?) improváveis como os Radiohead. Mas, acima de tudo, Miles é noite e a sua essência, e «Blue in Green» um dos mais extraordinários exemplos da arte maior de Miles Davis e do extraordinário grupo de músicos que liderava.


Miles Davis - trompete
Bill Evans - piano
John Coltrane - saxofone tenor
Paul Chambers - contrabaixo
Jimmy Cobb - bateria





Hiperligações:
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo