Freddie Mercury (nome artístico de Farrokh Bulsara), antigo vocalista da banda de rock britânica Queen, faria hoje 65 anos. Freddie Mercury nasceu a 5 de Setembro de 1946, em Stone Town, na ilha Zanzibar, antiga colónia britânica, hoje pertencente à Tanzânia, na África Oriental. Seus pais, Bomi e Jer Bulsara, eram indianos da religião zoroastriana. Mercury foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim, na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da canção, ao ter aulas de piano. Foi na escola que ele começou a ser chamado "Freddie" e, com o tempo, até os seus pais passaram a chamá-lo assim.
Depois de se formar na sua terra natal, Mercury e família mudaram-se em 1964 para a Inglaterra, devido a uma revolução iniciada em Zanzibar. Ele tinha dezoito anos. Lá diplomou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College. Esse conhecimento mostrar-se-ia útil depois, ao Freddie projetar o famoso símbolo da banda.
Na faculdade, ele conheceu o baixista Tim Staffell. Tim tinha uma banda na faculdade chamada Smile, que tinha Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista, e levou Freddie para participar dos ensaios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9Yk1vx28lcLQ0HFTjePl1hEcQ61uaSkIlvjD2n5MSk2TVJRnkXONtfWxe59y8ba1uNwArRTr9vnpos6QApnBlmUVD9QLZ6u0D0_aBgG4gDEblbjoDcLTCuxs6dbiyTgRjyuqBHGmcQ10A/s320/freddie+mercury.jpg)
Mercury compôs muitos dos sucessos da banda, como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love", "Love of My Life" e "We Are the Champions", hinos eloquentes e de estruturação extraordinária. As suas exibições ao vivo eram lendárias, com a sua voz poderosa e incrível domínio do palco, tornando-se a imagem de marca da banda.
Em 1991, após ficar muito doente, surgiam rumores de que Mercury estava com SIDA, que se confirmaram numa declaração feita por ele mesmo em 23 de novembro, um dia antes de morrer, vindo a falecer na noite de 24 de novembro de 1991, em sua própria casa, chamada de Garden Lodge.
Fonte: Wikipédia
Queen - Live Aid 1985
Sem comentários:
Enviar um comentário