O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Nova exposição permanente do Museu Colecção Berardo

No passado dia 4 de Julho, foi inaugurada a nova exposição permanente do Museu Berardo, já sob a responsabilidade do novo diretor artístico Pedro Lapa.
Dedicada às vanguardas (cubismo, dadaísmo, construtivismos, surrealismo, informalismo e pop arte), a exposição possibilita uma viagem pelo tempo e apresenta-se com fortes preocupações didáticas. A variedade de artistas representados bem como os textos introdutórios de cada uma das secções da exposição - que ocupa o piso 2 e será estendida para parte do piso -1 em 2012; enquadra uma seleção de obras francamente dinâmica e que não se resume aos nomes mais conhecidos.
De qualquer forma, a possibilidade de observar obras de Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Joan Miró, Max Ernst, Maria Helena Vieira da Silva, Francis Bacon, Andy Warhol ou Donald Judd confirma a importância da coleção no panorama europeu e reafirma o Museu Berardo como vital - a par do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu dos Coches, entre outros - para a cidade de Lisboa, no roteiro europeu de museus de qualidade.
A exposição é francamente recomendada para professores e alunos de história e história de arte, bem como para todos aqueles que entendem as artes plásticas como uma expressão essencial da criatividade humana e da memória coletiva. A não perder.

O programa de atividades do serviço educativo do Museu Berardo pode ser consultado aqui.

Até 2 de outubro é possível ainda percorrer as salas de retrospetiva da obra artística de Pedro Cabrita Reis, uma experiência por vezes surpreendente e inesperada para quem não tem acompanhado o seu percurso artístico.

Hiperligação:

José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo