O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Ver Pintura V – «The Trunk of an Elm Tree», John Constable, c.1820

The Trunk of an Elm Tree, John Constable, c.1820
Em pintura, a manipulação do pincel é muito importante para criar detalhes ou texturas características de determinadas superfícies. Um exemplo para justificar esta afirmação pode ser encontrado na obra do artista inglês John Constable (1776-1837), The Trunk of an Elm Tree, na qual o pintor utilizou mais a cor e o trabalho do pincel para sugerir a superfície do tronco da árvore do que para descrevê-lo graficamente nas suas características orgânicas.
Quando nos distanciamos desta pintura, ela apresenta-nos uma imagem bastante detalhada e quase fotográfica do tronco de um olmo. No entanto, quando nos aproximamos dela, verificamos que a representação da superfície externa do tronco da árvore foi conseguida pela justaposição de pinceladas com tintas de tons claros e escuros e da utilização de falsas cores complementares, como por exemplo, o cor-de-rosa e o verde. Foi desta forma que Constable conseguiu alcançar uma correspondência visual entre a superfície pintada do quadro e a realidade observada.

Um pormenor de The Trunk of an Elm Tree
Hiperligação:

Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo