O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Francisco Naia e a Ronda Campaniça», no Auditório Fernando Lopes Graça

«Esta é a designação genérica deste novo concerto tipo de Francisco Naia e, consequentemente, do seu próximo trabalho discográfico. É um projecto todo ele virado para o Todo Alentejano, na sua cultura musical, temática e sonoridades.

Os temas seleccionados, temas de raiz, tradicionais ou de autoria do próprio Francisco Naia, são Modas cantadas “entre montes, montados e tabernas, chaparros e olivais”, todas elas evocando os momentos e as vivências do quotidiano e do trabalho, inspiradoras do Cante, seja coral, baldão, ao despique, ou campaniço.
Defensor da cultura trastagana, num regresso às suas origens, canta-nos à sua maneira, as Modas e Canções do Alentejo por ele pesquisadas e recriadas.

Como instrumental, utilizam-se guitarras acústicas, baixo acústico, cavaquinho, bandolim e violas campaniças. As sonoridades são muito conseguidas e bem harmonizadas vocalmente: Os Arranjos e a Direcção Musical são de Ricardo Fonseca, coadjuvado por Marco Rodrigues.

Este é um concerto vivo, alegre e contagiante, para o público cantar e interagir.»

“A Ronda Campaniça”:

Francisco Naia -  voz
Edmundo Silva - guitarra baixo
José Carita - guitarra, flauta ,bandolim e cavaquinho
Marco Rodrigues - guitarra e viola campaniça
Ricardo Fonseca - tocador de viola campaniça e cordofones portugueses

Auditório Fernando Lopes Graça, Almada
2 de junho de 2012
21:30 horas

Fonte:
Francisco Naia
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo