O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Dia Internacional dos Museus - comemorações em Almada

Almada junta-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, sendo o tema adotado este ano, «Museus num mundo em mudança: Novos desafios, novas inspirações». De 18 a 26 de maio decorre um conjunto de eventos, desde inauguração de novas exposições, visita às instalações requalificadas de um novo espaço complementar no Museu Naval, atividades a desenvolver no âmbito de exposições e de oficinas.

Nos diversos equipamentos culturais, Almada celebra a festa dos museus, nomeadamente:

Museu da Cidade de Almada
- A partir de 18 de maio estará acessível a exposição temporária «Memórias do Cinema em Almada»; de terças-feiras a sábados, das 10 às 18 horas, os utentes poderão vivenciar testemunhos do cinema de exibição comercial e do movimento associativo em Almada.
- Oficina para grupos escolares «Imagens em movimento», a 18 de maio, das 10 às 11,30 e das 14,30 às 16 horas, possibilitando a descoberta da animação de desenhos, a partir da construção de brinquedos inspirados em antigos aparelhos óticos.

 
Museu Naval
Com inauguração no dia 26 de maio, a exposição «Na rota do progresso: A indústria naval em Almada» "propõe uma viagem no tempo à zona ribeirinha do concelho através de um conjunto de peças, fotos, imagens em movimento, documentos e testemunhos (na sua maioria do acervo municipal) e pretende abordar as linhas históricas essenciais da atividade da construção e reparação naval em ferro e aço, de meados do século XX até à atualidade e cujo dinamismo marcou fortemente a identidade social, económica e cultural do concelho." (Agenda Almada maio 2012)
 
 
Entradas gratuitas nos seguintes espaços e datas:

18, 19 e 26 de maio: Museu da Cidade; Museu Naval.

18 e 26 de maio: Núcleo Medieval e Moderno de Almada Velha; elevador da Fonte da Pipa.

O programa pode ser consultado aqui.

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo