O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Comemorações do Dia da Marinha em Almada

A Marinha comemora todos os anos a chegada de Vasco da Gama a Calecute a 20 de maio de 1498. No âmbito destas comemorações, a Marinha desenvolve atividades com o objetivo de divulgação à população dos seus meios e capacidades.

Este ano a cidade que acolhe este evento é Almada, concelho de implantação geográfica do complexo naval do Alfeite (Base Naval, estruturas operacionais e de apoio logístico). Desde há várias décadas que a população almadense vive numa interligação económica e social com "o Alfeite", fazendo a Marinha e os marinheiros parte da memória histórica coletiva.


As comemorações tiveram a sua abertura formal a 12 de maio, no campo de futebol do Centro de Educação Física da Armada, no Alfeite, com atividades desportivas, atuação da Banda da Armada e presença do Corpo de Comando dos Fuzileiros.

Até 20 de Maio, Dia da Marinha, muitos outros eventos e realizações de âmbito cultural e desportivo estarão ao alcance do público interessado:

- Ciclo de palestras, no Fórum Municipal Romeu Correia, abordando temas de interesse, tais como:
  *A importância das regras de segurança na redução dos riscos nas praias (14 de maio, das 11 às 12 horas)
  *Almada e o Tejo, no espólio do Museu de Marinha (14 de maio, das 15 às 16 horas)
  *A contribuição da Hidrografia para o conhecimento do espaço marítimo (15 de maio, das 11 às 12 horas)
  *Centro de Medicina Hiperbárica e Subaquática - a componente operacional e o apoio à sociedade civil (16 de maio, das 11 às 12 horas)
  *A Marinha ao serviço de Portugal (18 de maio, das 15 às 16 horas)
  *O combate à poluição no mar (19 de maio, das 11 às 12 horas)

- Atividades desportivas:
  *Orientação desportiva (Parque da Paz, 13 de maio, às 10 horas)
  *Jogos de Marinha (Centro de Educação Física da Armada, 15 de maio, às 9,30 horas)
  *Passeio interpretativo por Almada (Parque da Paz, 19 de maio, às 9 horas)

- Outras atividades: batismos de mar a bordo de lanchas; exposições; unidades navais abertas ao público, na estação naval do Alfeite; concerto ao ar livre da Banda da Armada (Praça S. João Baptista, 18 de maio, às 22 horas).

O programa completo pode ser consultado aqui.

Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo