Neste livro, a
edição portuguesa de “Principles and Standards for School Mathematics”, do
Nacional Council of Teachers of Mathematics, publicada entre nós pela Associação
de Professores de Matemática (APM) em 2008, são apresentadas uma série de
recomendações fundamentadas “na crença de que todos os alunos devem aprender
conceitos e processos matemáticos relevantes com compreensão” (p.XV).
É claramente
assumida, portanto, a importância dessa compreensão e são descritas as formas
pelas quais os alunos a poderão atingir. Uma obra documental importante, com
utilidade principalmente para os professores de matemática, onde os princípios “descrevem características de
uma educação matemática de elevada qualidade” e as normas
“descrevem os conteúdos e processos matemáticos que os alunos deverão
aprender”.
Dos conteúdos
apresentados salienta-se o Capítulo 7, relacionado com as normas para os anos
de escolaridade 9º a 12º e o Capítulo 8, com o sugestivo e pertinente título
“Trabalhar em Conjunto para alcançar a Visão”.
São 466 páginas de
pura e criativa matemática para os docentes da especialidade.
Rosa Espada
Sem comentários:
Enviar um comentário