O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Princípios e Normas para a Matemática Escolar» pela APM

O lema é: “Matemática com compreensão, Matemática para todos”.
Neste livro, a edição portuguesa de “Principles and Standards for School Mathematics”, do Nacional Council of Teachers of Mathematics, publicada entre nós pela  Associação de Professores de Matemática (APM) em 2008, são apresentadas uma série de recomendações fundamentadas “na crença de que todos os alunos devem aprender conceitos e processos matemáticos relevantes com compreensão” (p.XV).
É claramente assumida, portanto, a importância dessa compreensão e são descritas as formas pelas quais os alunos a poderão atingir. Uma obra documental importante, com utilidade principalmente para os professores de matemática, onde os princípios “descrevem características de uma educação matemática de elevada qualidade” e as normas “descrevem os conteúdos e processos matemáticos que os alunos deverão aprender”.
Dos conteúdos apresentados salienta-se o Capítulo 7, relacionado com as normas para os anos de escolaridade 9º a 12º e o Capítulo 8, com o sugestivo e pertinente título “Trabalhar em Conjunto para alcançar a Visão”. 
São 466 páginas de pura e criativa matemática para os docentes da especialidade.

Rosa Espada

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