O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O nosso património local de Cacilhas

Fotografia de Modesto Viegas
Devido a amável oferta da Biblioteca Municipal de Almada, o acervo da BECRE foi reforçado com obras que refletem a vivência comunitária de Cacilhas, a partir de pólos diversos, vida laboral e vida religiosa.
Memórias distintas dadas a conhecer a partir quer da investigação, com base em pesquisas documentais, levantamentos fotográficos e recolha oral, como em «Memórias do Ginjal», quer da edição em catálogo, como complemento documental, dos registos mais impressionantes de uma exposição dedicada ao «Tesouro da Igreja de Nª Sª do Bom Sucesso».




«Memórias do Ginjal»:

"Enquanto espaço económico com alguma importância, o Ginjal foi fruto de uma conjuntura de crescimento regional que se baseou fundamentalmente no trabalho braçal de homens, mulheres e crianças, correspondendo a uma época áurea onde o rio e os transportes fluviais constituem o principal factor de viabilidade económica de um conjunto de actividades complementares. Contudo, no quadro de mudanças que ocorreram nos anos 60 e 70 do século XX - nas formas de produção, na distribuição e na estrutura de consumo [...] diversas actividades económicas entraram em acelerado declínio e o gradual abandono do cais deixou vazios muitos edifícios, hoje à beira da ruína."

- O Ginjal: O rio como meio de comunicação.
- O espaço e as memórias: os armazéns; a indústria; as tanoarias; a latoaria; as fábricas de conserva; as fábricas de cortiça; a fábrica de desestanho; a pesca do bacalhau.
- Quotidianos: o trabalho; os percursos; as condições de vida; os restaurantes, as tascas e a pensão; os petiscos e a pesca; a praia; as brincadeiras dos miúdos; o cinema, o boxe e a verbena; o rio como paisagem.
- A insegurança: os suicídios; os acidentes; os incêndios; a falésia e a água; o ciclone.


«Tesouro da Igreja de Nª Sª do Bom Sucesso: Catálogo da exposição»:

"...Conhecimento de um riquíssimo património, divulgando em particular uma parcela significativa da memória dos fregueses de Cacilhas."

- O dia trágico.
- A Igreja e a sua envolvência.
- O tempo simbólico.
- Santas de devoção.
- Azulejaria da Igreja.
- Registos de objetos de devoção.
- Ourivesaria e joalharia da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
- As jóias de Nossa Senhora do Bom sucesso.

Para além de um recurso importante como fonte histórica (testemunhos de caráter material e imaterial) -  complemento essencial do conhecimento proporcionado pelos documentos escritos - estas duas obras constituem também uma valorização acrescida do nosso fundo local.

Hiperligação:
Conceição Toscano

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo