O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Ler no século XXI - uma problemática fascinante e em discussão

Nos passados dias 15 e 16 deste mês, decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian a IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura, subordinada à temática «Ler no século XXI - livros, leituras e tecnologias».

Na sessão de abertura, Isabel Alçada e Fernando Pinto do Amaral, nas suas qualidades de Ministra da Educação e Comissário do PNL, enalteceram a realização da conferência e o interesse que tem despertado junto das instituições e actores sociais desde 2006 - ano de lançamento desta «política pública ímpar».
Nas palavras da Srª Ministra da Educação, «a leitura e a escrita são bens essenciais e acessíveis a todos», princípio só recentemente assumido de ponto de vista político e público. Essa aprendizagem e desenvolvimento fazem-se, na sua opinião, por patamares sucessivos, de maneiras diferenciadas e ao longo da vida.

Fernando Pinto do Amaral reforçou a importância da temática - «cada texto que lemos abre-nos os horizontes de reflexão» - e Fabíola Abreu Afonso desfez os ainda existentes equívocos sobre o que é concretamente «Ler no século XXI», ao afirmar que «as novas TIC não representam uma ameaça à Galáxia de Guttenberg: abrem-lhe novas oportunidades:»


Excerto de vídeo de homenagem a Matilde Rosa Araújo



Hiperligações:
Ciberescritas - autoria de Isabel Coutinho
CIES/ISCTE - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
GEPE/ME - Publicações 
Institute for the future of the book -  co-direcção de Chris Meade
Instituto Alfa e Beto - presidência de João Baptista Oliveira
Livro e leitura no novo ambiente digital - autoria de José Afonso Furtado
Músicas&Musicais - Teatro Musical e Orquestra da EB 2,3 de Nuno Gonçalves.
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo