O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Tempos Modernos»

Título original: Modern times
Realizador: Charlie Chaplin
Actores: Charlie Chaplin; Paulette Goddard
Música: Charlie Chaplin
Duração: 87 min.
Ano: 1936
Tempos modernos é uma sátira a uma sociedade onde a burguesia (detentora dos meios de produção) explorava o proletariado (detentor da força de trabalho) com o objectivo de aumentar a produtividade, ignorando os direitos dos trabalhadores. O trabalho em cadeia, seguindo um modelo fordista, as horas extensas, as condições subhumanas levaram à luta por melhores condições. Chaplin retrata um desses trabalhadores que após um esgotamento que o leva ao hospício, vê-se sem emprego. Apanhado numa manifestação é considerado comunista e preso injustamente. Por outro lado, uma jovem, com um pai desempregado e duas irmãs pequenas, vê-se obrigada a roubar para sobreviver. Após a morte do pai, numa manifestação, agentes do governo vêm buscá-las para adopção mas a jovem consegue fugir.
Chaplin e a jovem acabam por se encontrar e entre eles desenvolve-se uma amizade quase um amor paternal do vagabundo pela órfã.

DVD disponível na BECRE

Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo