O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Matemática: A Ciência dos Padrões», de Keith Devlin

Disponível para consulta na BECRE.
DEVLIN, Keith
Matemática: a ciência dos padrões: a procura de uma ordem na vida, na mente e no universo / Keith Devlin ; trad. Alda Maria Durães. - Porto : Porto Editora, 2003. - 222 p.. - (Biblioteca Científica)
Oferta da Porto Editora
88647/02
972-0-45133-5
Matemática / Universo
CDU: 51
Cota: 51 MAT DEV ESCT 02961

"Este livro procura transmitir a essência da matemática, tanto no que se refere à sua evolução histórica, como no seu actual campo de acção. Não se trata de um livro "como é que" - pois não pretende ensinar matemática. É um livro "sobre", que tem como objectivo apresentar a matemática como um elemento precioso e dinâmico da cultura humana. Destina-se ao público em geral e não se arroga qualquer conhecimento ou aptidão matemáticas. Alguns dos diagramas e fórmulas apresentados podem fazer-nos lembrar as aborrecidas aulas de Matemática da escola ou do colégio, mas, nessa altura, o problema estava nas aulas e não na matemática. Uma passagem de Hamlet também nos pode trazer à memória recordações desagradáveis das enfadonhas aulas de Literatura Inglesa, mas nem por isso a peça de Shakespeare deixará de ser um clássico. Os diagramas e as fórmulas que vai encontrar neste livro visam explicar, não ensinar, ajudar à compreensão, não a confundir." (Do Prefácio, p.5)

É mais uma publicação da Porto Editora e conta com um texto interessante e de fácil compreensão. Na demonstração da «essência da matemática», o autor Keith Devlin escolheu temas centrais que fazem parte dos programas de matemática «de qualquer escola ou universidade» (p.216).
Ricamente ilustrado e colorido, com caixas de texto intercaladas no texto principal, e esquemas gráficos cuidados e apelativos, os temas tratados neste livro aparecem de acordo com a seguinte ordem:
1. Contar
2. Raciocinar e comunicar
3. Movimento e mudança
4. Forma
5. Simetria e regularidade
6. Posição
Estas são, assim, as matérias genéricas com as quais se abordam os padrões de contagem, de raciocínio e de comunicação, padrões de movimento e de mudança, de forma, de simetria e regularidade, e padrões de posição (topologia). É por isso que todo o livro se desenvolve segundo a definição moderna de matemática: a matemática é a ciência dos padrões abstractos, tanto reais como imaginários.
Será que Keith Devlin consegue não ensinar matemática? Leia o livro e saiba a resposta.

Uma página de "Matemática: A Ciência dos Padrões"

Texto e imagens:
Rosa Espada
Tratamento documental:
Conceição Toscano e Sónia Lapa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo