O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«25 olhares sobre a República - do republicanismo ao 28 de Maio»

Disponível para consulta na BECRE 

O jornal «Público» publicou no suplemento P2, durante os meses de Agosto e Setembro, um conjunto de ensaios sobre a I República, tendo contado com o contributo de reputados especialistas como Amadeu Carvalho Homem, António Telo, António Ventura, Fernando Catroga, Fernando Rosas, Maria Alice Samara, Maria Fernanda Rollo, Nuno Severiano Teixeira, entre outros.
Questões como o movimento republicano, o 5 de Outubro, a educação, a participação na I Guerra Mundial, Sidónio Pais, o feminismo foram analisadas. Particularmente importante é o texto de Fernando Rosas - «Os cinco erros capitais»: erros de uma República que o reputado historiador definiu como «uma tentativa pioneira da democratização e modernização de Portugal.» Agora reunidos em livro, os ensaios que o «Público» incluiu nas suas edições constituem uma abordagem rigorosa mas acessível do modo como hoje a historiografia portuguesa «olha» para a nossa primeira experiência republicana.
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo