O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O carbono atribui outro prémio Nobel 2010: o da Química

O cientista americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki são os vencedores do Prémio Nobel da Química 2010 pelos seus trabalhos relacionados com as reacções químicas que envolvem os átomos de carbono. Todo o trabalho de pesquisa científica foi desenvolvido separadamente pelos três investigadores.
Segundo a Academia Real de Ciências da Suécia, «estas ferramentas [reacções] químicas melhoraram enormemente as possibilidades dos cientistas para criarem [compostos] químicos sofisticados, como moléculas baseadas no carbono tão complexas como as existentes na natureza». Servirão para sintetizar moléculas novas com aplicações na medicina, agricultura, indústria química, e no desenvolvimento de componentes eletrónicos.

A estrutura tetraédrica de um átomo de carbono. As suas quatro valências colocam-se segundo os vértices de um hipotético tetraedro.

Hiperligações:

Carbono (Wikipédia)

Lista dos ganhadores do Prémio Nobel da Química

Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo