O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Liu Xiaobo, Nobel da Paz 2010

Liu Xiaobo, presidente da filial chinesa do Pen Club e dissidente chinês que cumpre pena de prisão, desde 2009, por ter participado na redacção do manifesto Carta 08 - que preconizava a democratização da China - é o vencedor do «Prémio Nobel da Paz 2010», em detrimento de Bill Clinton (ex-Presidente dos Estados Unidos), Bono Vox (vocalista de U2), a Internet, entre outros.
A Fundação Nobel (Estocolmo, Suécia) justificou a decisão, destacando a «luta não-violenta em prol dos direitos humanos na China», promovida pelo laureado. Declarações laterais insistiram neste argumento: a China, como super-potência, deve estar aberta à crítica.
As autoridades chinesas logo ripostaram, criticando a escolha por constituir uma «ingerência grosseira nos assuntos internos da China».
O Dalai-Lama, líder espiritual tibetano, pediu a libertação do dissidente Liu Xiaobo, exortando a China a fazê-lo com todos os presos por delito de opinião.

Hiperligações:
NobelPrize.org
The Nobel Peace Prize 2010
Expresso - Liu Xiaobo é Prémio Nobel da Paz
IOL - Nobel da Paz para dissidente chinês Liu Xiaobo
Ionline - Libertem o Nobel
O Globo - lista de vencedores desde 1990
Wikipédia - Liu Xiaobo
Wikipédia - Carta 08
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo