O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Normalização e Qualidade» por Maria João Graça

«A 14 de Outubro de 1946, em Londres, reuniu-se pela primeira vez um grupo de delegados de 25 países, que decidiram criar um organismo internacional para a coordenação e unificação do trabalho normativo. É assim que é criada a International Organization for Standardization (ISO), passando a comemorar-se, anualmente, a 14 de Outubro o Dia Mundial da Normalização.
Mais tarde, associam-se a esta comemoração a International Electrotechnical Commission (IEC) e a International Telecommunications Union (ITU).
A ISO, a IEC e a ITU, no desenvolvimento da sua missão de coordenação dos trabalhos normativos a nível internacional dedicaram este ano, o Dia Mundial da Normalização, às questões da Acessibilidade..
A já tradicional mensagem subscrita pelos presidentes das três organizações, refere que “…A acessibilidade é cada vez mais uma questão prioritária, reforçada pelo envelhecimento da população mundial e pela necessidade de conferir às pessoas com deficiência a igualdade de acesso à vida social, política e económica. Para estes, o acesso à informação e à comunicação é tão importante como a simples possibilidade de usar o elevador, entrar num edifício, viajar em segurança ou ligar e usar qualquer dispositivo.
Mas a acessibilidade não é apenas um problema para pessoas idosas ou deficientes. Qualquer pessoa, em qualquer fase da vida pode, temporariamente, ter uma acessibilidade reduzida. Quando isso acontece, actividades simples e quotidianas podem-se tornar muito complicadas.”
As Normas em geral e em particular as internacionais, que esta data comemora, “…facilitam o acesso de todos aos produtos, estruturas e serviços. Elas incluem aspectos de segurança, ergonomia e métodos de ensaio harmonizados, direccionados para o aumento da acessibilidade. As Normas também fornecem uma plataforma para a difusão da inovação tecnológica, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Elas ajudam os mercados a crescer mais rapidamente e a aumentar o comércio global.”
O IPQ, na sua qualidade de Organismo Nacional de Normalização (ONN), associa-se a esta comemoração, homenageando os muitos milhares de peritos que dedicam o seu tempo e a sua competência a tão relevante trabalho, a nível nacional, europeu e internacional.»

Fonte:


Hoje pelas 19:30 horas com
Maria João Graça
Directora da Unidade de Promoção e Distribuição de Normas

José Fernando Vasco
José Lourenço Cunha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo