O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«Ambiente, Ciência e Cidadãos»

Escrevo este artigo no dia da mobilização cívica mundial em prol de soluções concretas contra as alterações climáticas, estando previstas cerca de sete mil acções em 188 países, no âmbito da campanha global 350.org. Não estando inscrita no plano das acções oficiais da campanha, não deixa de ser o meu modesto contributo pessoal para o sucesso do evento.

No dia 7 de Outubro estive presente na Sessão Oficial de lançamento do livro Ambiente, Ciência e Cidadãos, que teve lugar na Livraria Fnac, do Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Focado na realidade portuguesa, este livro organiza-se em cinco partes:


- a necessi­dade de os media contribuírem para a formação de cidadãos esclarecidos em ambiente, no contexto da ciência e da tecnologia;
- o percurso legal e institucional do ambiente;
- o ambiente como ciência nas páginas dos jornais;
- o lugar do ambiente nos estu­dos sobre a ciência e a tecnologia na imprensa;
- a evolução do ambiente na esfera pública.

O ambiente é actualmente uma das questões determinantes das sociedades contemporâneas. Os problemas ambientais, com efeito, condicionam, de um modo inultrapassável, o nosso presente e o nosso futuro. Surgem movimentos de cidadãos preocupados com o ambiente e a sua intervenção torna-se mais visível. Mas estaremos nós conscientes do papel do ambiente no contexto da cidadania? Será relevante o destaque dado pelos meios de comunicação social às questões ambientais? Estará a ciência atenta à cobertura mediática das temáticas ambientais? Estarão o direito e as instituições a adaptar-se, atempadamente, ao evoluir dos novos desafios colocados pelo ambiente? Eis algumas das questões tratadas neste pequeno grande livro que, no dizer do Professor Mário Rui, é militante, objectivo, actual e rigoroso.
Miguel Almeida

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo