O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Caravaggio, o génio milanês

Michelangelo Merisi Caravaggio (1571-1610), o genial pintor milanês, é o artista plástico escolhido para o Ciclo Arte do mês de Outubro de 2010. Personagem maior que a sua própria entidade física e psicológica, Caravaggio foi o responsável pela autêntica revolução pictórica, levando a representação naturalista para patamares nunca antes ousados.
Conciliando as temáticas religiosas e profanas, a admiração do clero romano - que lhe encomendava as obras - e uma vida errática e problemática, Caravaggio fez valer uma utilização inteligente da técnica do «chiaro-escuro», despojando a tela de tudo o que seria passível de ser considerado supérfluo.

A sua influência estendeu-se pelos séculos XVII e XVIII, muito para além da sua existência. Este ano, um pouco por toda a Europa e, em especial, na cidade italiana de Roma, tem -se assinalado os 400 anos da morte do irascível mas admirável Caravaggio.

Na BECRE, ao longo do mês de Outubro,
iremos evocar o pintor e conhecer alguns das suas obras-primas,
bem como tomar contacto com as suas técnicas pictóricas. 

25 Outubro - 13:35/19:30 horas 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA E DISPONÍVEL NA BECRE:

Cabanne, Pierre (1999). Realismo da contra-reforma. A arte clássica e o barroco. Lisboa: Edições 70, 12-24.
Chatelêt, Albert e Groslier, Bernard Philipp (1985). A pintura na era barroca. História da Arte Larousse. vol. 2, 407-416.
Cumming, Robert (1995). Caravaggio. Comentar a Arte. Porto: Livraria Civilização Editora, 44-45.
Marrucchi, Giulia (2006). Caravaggio e a revolução do naturalismo. A grande história da arte. 7 Arte Barroca. Lisboa: Público, 73-128.
Marrucchi, Giulia (2006). Caravaggio. A grande história da arte. 16 Dicionário de Artistas. Lisboa: Público, 126-129.
Luca, Elena de (1991). O barroco. Sproccati, Sandro. dir. Guia de História de Arte. Lisboa: Editorial Presença, 87-98.

HIPERLIGAÇÕES:
- biografia, bibliografia e obras
Caravaggio.com – biografia, técnicas do artista, bibliografia e obras que podem ser acedidas por critério cronológico, dimensão, localização, temática e por exposição.
HistoriaNet/Caravaggio – biografia de Michelangelo Caravaggio.


Web Gallery of Art/Caravaggio – texto biográfico e de análise do percurso artístico do pintor, com hiperligações para páginas de apresentação e análise de algumas das suas mais importantes obras.
- cinema
IMDB/Derek Jarman (1986). Caravaggio. – ficha técnica e sinopse do filme, vencedor do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim.
ClapFilmes/Caravaggio – site oficial da curta metragem de José Maria Vaz da Silva


- documentários
YouTube/Caravaggio, vida e obra – série «Grandes Pintores»: abordagem simples e directa sobre a vida e a obra de Michelangelo Caravaggio (06:18 m.)

- exposições
Scuderie del Quirinal – edifício restaurado em 1999 e que albergou, em 2010, a exposição que assinalou os 400 anos da morte de Caravaggio.
YouTube/Scuderie del Quirinal – vídeo sobre a exposição de 24 obras de Caravaggio na Scuderie del Quirinal (01:24 m.)

- notícias
RTP1/Descobertos restos mortais do pintor Caravaggio – notícia em espaço noticioso da televisão pública portuguesa (0:41 m.).

- slideshows
YouTube/Caravaggio.wmv – slideshow de obras de Caravaggio, a propósito da exposição no Scuderie del Quirinal (08:29 m.).
YouTube/The Dark Genius of Caravaggio – video de cbsection8 com trecho musical (05:58 m.)
YouTube/Caravaggio La deposizione speed painting in photoshop -  vídeo ilustrando a recriação de “A deposição” de Caravaggio, através da técnica de «speed painting» em Photoshop 7. Inclui trecho musical – Madredeus. O pastor. (07:20 m.)
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo