O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Para novos problemas, são necessárias novas soluções educativas


Na passada quarta-feira, 10 de Novembro, a Professora Maria Eduarda Margarido Pires esteve na BECRE e, perante uma plateia de alunos de Ciências e Tecnologias do 10º ano e de 8 professores, defendeu que «é possível ensinar tudo através das expressões artísticas.»


Defendendo um «novo antropocentrismo» e de um «novo humanismo» que coloque a tónica do ensino no indivíduo, e na esteira das reflexões de Jacques Delors e Edgar Morin e das recomendações da UNESCO;  Maria Eduarda Margarido Pires recordou que, num mundo global como o nosso, é necessário estimular as aprendizagens que facilitem a existência de cidadãos criativos: é absolutamente essencial ensinar a aprender a escutar e a comunicar, promover o fascínio perante a diversidade e a superação das auto-suficiências redutoras.


Ora, na opinião da professora convidada, citando Georges Duby, «a arte é a expressão da sociedade no seu tempo»; e é possível, na esteira de Lang (2000) assumir que «a educação artística é, […] não mais uma disciplina mas […] um método de ensino.»

Wassily Kandinsky. Sketch for Composition II, 1909-1910
Yves Klein. Relief planétaire, 1961 
Paul Klee. Paysage au Parc

Christo. Surrounded island, 1983

Georges Vantongerloo. Masses dans l'univers, 1946

Obras de artistas como Wassily Kandinsky, Yves Klein, Paul Klee, Christo ou Georges Vantongerloo, bem como os livros de viagens de Goethe, Jonathan Swift, Homero ou Daniel Defoe ou o cinema, são expressões individuais e pessoais do mundo e a utilização da expressão artística, combinada com o lúdico (através do jogo) permite um equilíbrio entre a regra e o acaso, o que estimula a criatividade. A instalação, enquanto fenómeno de arte efémera e possibilitadora do estudo dos materiais, das formas e das cores; e a articulação entre as aprendizagens formais e informais dos alunos, permitem a estes envolverem-se no seu próprio percurso de aprendizagem.


Aliás, na fase de debate, dois alunos defenderam a participação activa dos que aprendem no seu próprio percurso – “é preciso uma outra visão”, anuiu a conferencista. Os professores presentes manifestaram a sua preocupação pela eventual dificuldade de reconhecimento desta “outra visão” por parte das famílias e das hierarquias ministeriais, bem como a impossibilidade de, na actual situação de existência de programas curriculares extensos, perseguir tal caminho. Face ao debate “instrução versus educação”, tão presente nos debates mediáticos em torno do fenómeno educativo, Maria Eduarda Margarido Pires defendeu o “novo paradigma” humanista: para novos problemas que a sociedade actual enfrenta, são necessárias novas soluções que promovam o «saber holístico». Na sua opinião, a «proactividade provém do conhecimento».

José Fernando Vasco

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