O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Trepadeira-azul (Sitta europaea - Linné, 1758)


Descrita pela primeira vez por Lineu, em 1758, a Trepadeira-azul (Sitta europaea) não apresenta um pescoço destacado, embora a cabeça seja grande e o bico comprido e pontiagudo. As partes superiores da plumagem são cinzentas-azuladas (as inferiores mais pálidas) e tem uma listra ocular preta que é possível observar no modelo (preparação taxidérmica) mostrado na imagem. Reproduz-se em bosques mistos ou de folha caduca, em grandes parques e jardins nas cidades. Nidifica em cavidades de árvores, por vezes total ou parcialmente cobertas de lama. Alimenta-se de insectos, sementes e de frutos secos, gostando de armazenar a comida.
Em termos biométricos, a trepadeira-azul possui entre 12-14,5 cm de comprimento.
É uma ave residente e comum no nosso país. Os nomes vulgares são inúmeros: em Trás-os-Montes [Carapito], Penafiel [Trepadeira-azul, Descedeira], Melres [Alhorca], Manteigas [Trepadeira], Abrantes [Batoco] e em Monchique [Marinhadeira-maior].



Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo