O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Barite


A barite (BaSO4) ocorre sob a forma de cristais geralmente finos a tabulares, formando frequentemente agregados ou conjuntos destes cristais tabulares, com bordos que se projetam em cristas ou como rosetas. Pode apresentar-se incolor ou com cores muito diversas: amarelo (na imagem), castanho, branco, cinzento e azul.
O nome deste mineral deriva da palavra grega para "pesado", devido à sua incomum densidade (4,5g/cm3), que é muito elevada para um mineral não metálico. O brilho é branco ou nacarado e apresenta um traço que é branco. A dureza oscila entre 3-3,5 (na escala de dureza de Mohs o valor máximo é 10).
A barite pode ser encontrada, por exemplo, em filões hidrotermais ou rochas sedimentares (em Portugal foi extraída na localidade de Segura, concelho de Idanha-a-Nova). É um mineral utilizado no fabrico de tintas e papel.
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo