O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Europa = Jacques Delors

Disponível para consulta na BECRE

DELORS, Jacques
Memórias / Jacques Delors ; Jean-Louis Arnaud ; António Vitorino, pref. ; Carlos Vieira da Silva, Mário Correia, trad.. - Lisboa : Quetzal, 2004. - 443, [2] p. : Fotografias
211788/04  
972-564-608-8
Ciência política / Delors, Jacques / Memórias / União Europeia
CDU:  32Delors, Jacques (093.3)
Cota:  32Delors, Jacques (093.3) CIE POL DEL  ESCT  04144

Contém prefácio de António Vitorino e um esboço biográfico por Jean-Louis Arnaud.

«Se há nome que os portugueses associem directa e naturalmente com a ideia de Europa, esse nome é o de Jacques Delors. [...] Este livro de Memórias, de leitura particularmente facilitada pela estrutura dialogada e pela clareza de pensamento e da exposição de Delors, permite-nos compreender o  processo de construção dessa fascinante personalidade política que atingiu o ponto mais alto de síntese como Presidente da Comissão Europeia durante dez anos. [...] A descrição desse percurso feita por Delors mostra-nosa sua constante preocupação em ler e interpretar os acontecimentos históricos à luz de um conjunto de valores [...]: a tolerância e o respeito pela diversidade, a preocupação permanente pela coesão e solidariedade, a conjugação de esforços para encontrar soluções eficazes ao nível mais adequado para os problemas comuns. [...] O relato de Delors é o do homem e da sua circunstância.» 
in Prefácio

Outras leituras recomendadas:




 

Hiperligações:

Artigos relacionados:
Cidadania Europeia
História da União Europeia, por Nuno Valério
Leituras sobre a Europa
A nova arquitectura da Europa
Portugal e a UE - 25 anos de viagem em comum
O projecto europeu em construção permanente
Tony Judt - «Pós-Guerra: História da Europa desde 1945»

José Fernando Vasco
Conceição Toscano, Sónia Lapa
(tratamento documental)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo