O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Tony Judt - «Pós-Guerra: História da Europa desde 1945»

Disponível para consulta na BECRE

Obra de referência da historiografia internacional sobre a segunda metade do século XX, «Pós-Guerra: História da Europa depois de 1945» de Tony Judt (1948-2010) foi finalista do Pulitzer Prize (2006).
Para além da sua qualidade inerente e certificada, é uma obra útil para quem precisar de entender como o pós 2ª Guerra Mundial é analisada pelo historiador britânico que um dia escreveu:

«Entre 1914 e 1945, essa Europa desfez-se em pó. A Europa bem  mais organizada que emergiu, cintilante, na segunda metade do século XX tinha muito menos pontas soltas. Graças à guerra, às ocupações, aos ajustamentos de fronteiras, às expulsões e aos genocídios, quase todos viviam agora no seu próprio país e entre o seu povo.»

É, pois, um livro indispensável para professores de História e Geografia C e para alunos do 12º ano do Curso de Línguas e Humanidades.

Hiperligações:
Público - Morreu o historiador Tony Judt
Público - Sonhos e tormentos de um intelectual público
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo