O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Wikipédia em suporte de papel. Que sentido?


O artista Rob Matthews decidiu imprimir todos os artigos revistos da Wikipedia. São 5000 páginas para o “autor” questionar o uso da Wikipedia enquanto fonte na internet.
O volume impresso por Matthews corresponde a 2,537 artigos de um total de 2,910,398 da Wikipedia em Inglês, segundo informa uma das páginas desta enciclopédia. Deste total, 1 em cada 1,140 pertence aos “Featured articles”, os mais fiáveis na panóplia de informação que a Wikipedia veicula e identificados com uma estrela prateada no canto direito da página. Matthews justifica esta “obra” da seguinte forma: “Reproduzir a Wikipedia numa forma física disfuncional ajuda a questionar o seu uso enquanto fonte na internet”.

Questionemos, então, um dos seus pontos: e se os alunos tivessem de levar todos os dias esta enciclopédia para a escola? A Wikipédia até poderia apresentar-se encadernada por volumes, deixando de ser, aparentemente, disfuncional, e depois colocada à disposição numa biblioteca escolar (ou outra). No entanto, sendo um wiki, a Wikipédia perderia a sua característica de site de escrita colaborativa, com uma velocidade de aperfeiçoamento a nível mundial estonteante. Seria impossível para qualquer biblioteca ter edições físicas desta obra minimamente actualizadas e estaríamos impedidos também de, por seu intermédio, consultar hiperligações externas com grande facilidade.
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo