(em suporte Livro e DVD)
«Contact», realizado por Robert Zemeckis em 1997 e baseado na obra de ficção homónima de Carl Sagan, é um daqueles filmes que ainda nos fazem acreditar na magia do cinema.
Relata uma possível primeira experiência de contacto com vida extra-terrestre e inteligente e conta com Jodie Foster e Matthew McConaughey nos papéis de cientista agnóstica e padre, respectivamente.
Não se trata de um qualquer e vulgar filme de "Science-Fiction", dado que se trata da adaptação da única obra de ficção literária de Carl Sagan, o famoso astrofísico responsável, entre outros projectos, do SETI e que, um dia, afirmou: «O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente» ou «Nós somos feitos de poeira de estrelas».
A experiência do primeiro contacto com vida inteligente extraterrestre é analisada em todas as suas implicações económicas, políticas, morais e éticas sem demagogias nem especulações pouco plausíveis.
Jodie Foster tem, a par de «Silence of the Lambs» o desempenho da sua carreira de actriz e particularmente interessante é o excerto que se reproduz em seguida.
A viagem de contacto pode ser resumida pelas palavras de Ellie (Jodie Foster) :
«Some celestial event.
No words, no words to describe it .
Poetry!
They should have sent a poet!
So beautiful!
I had no idea...»
No words, no words to describe it .
Poetry!
They should have sent a poet!
So beautiful!
I had no idea...»
Hiperligações:
Carl Sagan
«Cosmos» de Carl Sagan
José Fernando Vasco
Sem comentários:
Enviar um comentário