O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

«They Should Have Sent a Poet»

Disponível para consulta na BECRE
(em suporte Livro e DVD)

«Contact», realizado por Robert Zemeckis em 1997 e baseado na obra de ficção homónima de Carl Sagan, é um daqueles filmes que ainda nos fazem acreditar na magia do cinema. 
Relata uma possível primeira experiência de contacto com vida extra-terrestre e inteligente e conta com Jodie Foster e Matthew McConaughey nos papéis de cientista agnóstica e padre, respectivamente.
Não se trata de um qualquer e vulgar filme de "Science-Fiction", dado que se trata da adaptação da única obra de ficção literária de Carl Sagan, o famoso astrofísico responsável, entre outros projectos, do SETI e que, um dia, afirmou: «O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente» ou «Nós somos feitos de poeira de estrelas».
 A experiência do primeiro contacto com vida inteligente extraterrestre é analisada em todas as suas implicações económicas, políticas, morais e éticas sem demagogias nem especulações pouco plausíveis.
Jodie Foster tem, a par de «Silence of the Lambs» o desempenho da sua carreira de actriz e particularmente interessante é o excerto que se reproduz em seguida.

A viagem de contacto pode ser resumida pelas palavras de Ellie  (Jodie Foster) :

«Some celestial event.
No words, no words to describe it .
Poetry!
They should have sent a poet!
So beautiful!
I had no idea...»


Hiperligações:
Carl Sagan
«Cosmos» de Carl Sagan
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo