O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

Um currículo de matemática para o mundo digital

Com legendas em português: clicar em "View subtitles"
Num pequeno discurso, apresentado nas TEDTalks em 2009, o conhecido professsor de matemática norte americano Arthur Benjamin divulga entusiasticamente a sua tese para mudar o ensino actual da matemática. Para ele, o futuro da matemática está em reconhecer a necessidade de uma maior ênfase no ensino da probabilidade e estatística. Não se trata de menosprezar a disciplina de cálculo, mas de caminhar no presente com o que para este é relevante. A probabilidade e estatísitica são matérias associadas à predição. Ora, prever acontecimentos ou factos vindouros é uma das funções da ciência. E proclamar isto no campo da matemática, a principal ferramenta de acção para qualquer cientista ou aluno de ciência, ou de economia, é o mesmo que fazer lembrar o quanto o homem se especializou nas suas actividades quotidianas e o quanto tenta dominar os fenómenos naturais e sociais aleatórios. É um aviso também sobre um modo de viver que será diferente: descontínuo ou, em linguagem matemática, discreto. Mas, vejam o vídeo e... pensem!

Hiperligação: 
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo