O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

A carnívora Dionaea muscipula (Apanha-moscas)


Modelo que representa as folhas da planta carnívora (insectívora) Dionaea muscipula. Cada folha desta planta é modificada na extremidade, formando duas partes com as concavidades voltadas uma para a outra - a armadilha - e as margens dentadas. O modelo tem representado um insecto capturado, aparentemente uma mosca.
Na periferia destas folhas existem umas glândulas que segregam o néctar que atrai os insectos e no interior das "mandíbulas", na zona avermelhada, encontramos as glândulas digestivas. Se observarmos minuciosamente, encontramos três pequenos pêlos de cada lado das concavidades; estes, são os pêlos tácteis que permitem à planta saber que está na presença de um insecto (ou objecto) e, em seguida, capturá-lo. A "mandíbula" fecha se dois desses pêlos forem tocados simultaneamente ou se um deles for tocado duas vezes seguidas.

Hiperligações:
"A Vida Privada das Plantas" (BBC), David Attenborough mostra-nos como a Dioneia muscipula (e as Sarracenia sp.) capturam as suas presas (3 min 29s).
Karnivoras.com
Rosa Espada

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo