O serviço público de educação é um pilar essencial e imprescindível de uma democracia que, por definição, garanta a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral de uma sociedade moderna.

O Verão Quente de 1975

Disponível para consulta na BECRE a partir de 02 SETEMBRO 2010.

Mais um número de qualidade da revista «Visão História» desta vez dedicada ao «Verão Quente de 1975», período ainda hoje controverso da nossa história recente. 
O PREC (Processo Revolucionário Em Curso) é analisado sob diversos prismas e, seguramente, essa análise será objecto de controvérsia, dependendo das vivências e memórias que cada um dos leitores reviva desse período. Para os mais novos, seguramente será interessante descobrir quão perto o seu país esteve perto de uma guerra civil e de que modo Portugal esteve sob observação do mundo inteiro.

Tópicos de análise:
Antecedentes - Cronologia - Violência - MFA - Constituinte - Ideologias - Opinião (Jorge Miranda e Vital Moreira) - MRPP - Nacionalizações - Expatriados - Reforma Agrária - Insólito (a fuga dos PIDES) - Imprensa (o caso República) - Retornados - CIA e KGB - Dinamização Cultural - Habitação - Cinema - Música - Cartoons.

Artigos Relacionados:
Portugal em 1910
Portugal e a II Guerra Mundial
José Fernando Vasco

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo